terça-feira, fevereiro 10, 2009

Bernard Lonergan - - Conferências e debates

Conferências e Debates - Introdução ao Pensamento Económico de Bernard Lonergan

Terá lugar na Universidade Católica, próximo sábado dia 14, pelas 9H15, com a presença do Reitor da Universidade.

Esta inciativa do CEFi da UCP em conjugação com o IDP é uma forma de dar conteúdo à tão falada "sociedade do conhecimento".

As conferencias contarão com a participação de economistas como Braga de Macedo Vitor Bento e Acacio Catarino, sendo o curso orientado por Ricardo Gomes da Silva.

Para os interessados em conhecer o pensamento de Lonergan, veja, registe-se, e entre no Arquivo Lonergan, com muitos dos seus textos, e ficheiros audio.

http://www.bernardlonergan.com/index.php


...

Lonergan, quem ?
por Mendo Castro Henriques

O CEFi da Universidade Católica vai iniciar no proximo sábado, dia 14, as Conferências sobre o Pensamento Económico de Bernard Lonergan. Lonergan, quem ? Baste aqui indicar que a sua famosa teoria da probabilidade emergente é uma ferramenta que permite demonstrar que a probabilidade de um ciclo de negócio se transformar em um ciclo puro aumentará se (1) o número de empreeendores for maximizado; e se (2) a competição macroeconómica for assegurada. Estes dois factores estão condicionados pelo nível de conhecimento sobre o processo macroeconómico. E a formação eleva a probabilidade do ciclo puro económico.
Esta sequência de condicionalismos é a maneira de Lonergan exprimir o que de há muito se diz: estamos a caminho da "Sociedade do Conhecimento". Vamos crer que é verdade! Ainda temos que aprender a viver pacificamente com o nosso próximo e com a natureza. Mas a Sociedade de Conhecimento tem de começar por um esforço de educação nas complexidades da macroeconomia. Só assim daremos melhores respostas. A primeira etapa é fácil: expandir os bens de produção. Mas quando a desaceleração dos lucros começa a sinalizar a expansão básica para melhorar o padrão de vida da sociedade, o significado da desaceleração é mal entendido, e os investidores (incluindo os banqueiros e os accionistas) ficam frenéticos.
Como Lonergan diz: "A dificuldade surge na segunda etapa, a expansão básica. Os moralistas responsabilizam a ganância, a avidez. Mas a causa principal é a ignorância. Poucos percebem e poucos ensinam a dinâmica da produção. E quando as pessoas não compreendem o que está a acontecer, não se pode esperar que actuem de modo inteligente. Quando a inteligência desaparece, a primeira lei da natureza é a auto-preservação. São esses esforços frenéticos que transformam a recessão em depressão, e a depressão em falência."
Oa Investidores pouco mais têm para racionalizar as suas decisões do que a célebre filosofia de Keynes que "o mal é útil, o justo não é." Há melhor que auto-preservação, mesmo que conduza às guerras e ao terrorismo ? Segundo Lonergan, há uma alternativa racional ainda por adoptar. Num sentido muito real, o ciclo puro é a onda do futuro. Mas perceber exige mais que o fim da ganância. Exige uma conversão intelectual.

Sem comentários: