quarta-feira, janeiro 07, 2009

Gaza: comunicado de patriarcas e responsáveis de Igrejas em Jerusalém

JERUSALÉM, quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Publicamos o comunicado que os patriarcas e responsáveis de Igrejas em Jerusalém emitiram no dia 30 de dezembro, diante da situação em Gaza.

* * *

Nós, patriarcas, bispos e responsáveis de Igrejas cristãs em Jerusalém, seguimos com profundo interesse, pesar e comoção a guerra que se desatou na Faixa de Gaza e a subsequente destruição, assassinatos e derramamento de sangue, especialmente em um período em que celebramos o Natal, o nascimento do Rei do amor e da paz.

Ao mesmo tempo que expressamos nossa profunda tristeza por este novo ciclo de violência entre israelenses e palestinos, e a continuada ausência de paz em nossa Terra Santa, denunciamos as persistentes hostilidades na Faixa de Gaza e toda forma de violência, assassinato, em todas as partes. Cremos que continuar com este derramamento de sangue e de violência não conduzirá à paz e à justiça, mas despertará mais ódio e hostilidades, e, ainda mais, provocará uma contínua confrontação entre os dois povos.

Por conseguinte, fazemos um apelo aos chefes de ambas as partes do conflito para que voltem à sensatez e cessem os ataques violentos, que só trazem destruição e tragédia. Apelamos a que se trabalhe para resolver suas diferenças através de meios pacíficos e não-violentos.

Também fazemos um apelo à comunidade internacional para que cumpra com suas responsabilidades e intervenha imediatamente, que pare de forma ativa o derramamento de sangue e ponha fim a toda forma de confronto; que atue de maneira forte e clara para que termine o presente confronto e se atue sobre as causas do conflito entre os dois povos; para que finalmente se resolva o conflito israelense-palestino através de uma solução justa e global baseada nas resoluções internacionais.

Às diversas facções palestinas, dizemos: é hora de acabar com vossa divisão e de solucionar vossas diferenças. Chamamos todas as facções nesta hora crucial a pôr os interesses do povo palestino acima dos interesses pessoais ou de facção, e de avançar de forma imediata para uma reconciliação nacional conjunta e a usar todos os meios não-violentos para alcançar uma paz justa e completa na região.

Finalmente, elevamos nossas orações ao Menino do presépio para que inspire as autoridades e os que podem decidir de ambas partes, israelenses e palestinos, para que atuem de forma imediata para que encerre a trágica situação atual na Faixa de Gaza. Oramos pelas vítimas, os feridos e os que estão cheios de angústia. Que o Senhor Deus Todo Poderoso conceda consolo e paciência a todos os que perderam seus entes queridos. Oramos por todos os que têm de viver no pânico e no medo, para que Deus os abençoe com a calma, a tranquilidade e a verdadeira paz.

+ Patriarca Theophilos III, do Patriarcado Greco Ortodoxo.
+ Patriarca Fuad Twal, Patriarcado Latino.
+ Patriarca Torkom II, Patriarcado Armênio Apostólico Ortodoxo.
Padre Pier Battista Pizzaballa, OFM, Custódio da Terra Santa.
+ Anba Abraham, Patriarcado Copto Ortodoxo.
+ Arcebispo Swerios Malki Mourad, Patriarcado Sírio Ortodoxo.
+ Abune Matthias, Patriarcado Etíope Ortodoxo.
+ Arcebispo Paul Nabil Sayyah, Exarcado Patriarcal Maronita.
+ Bispo Suheil Dawani, Igreja Episcopal de Jerusalém e Oriente Médio.
+ Bispo Munib Younan, Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e Terra Santa.
+ Bispo Pierre Malki, Exarcado Patriarcal Sírio Católico.
+ Bispo Youssef Zre'i, Exarcado Patriarcal Greco Católico.
Padre Raphael Minassian, Exarcado Patriarcal Armênio Católico

Jerusalém, 30 de dezembro de 2008

---

Sem comentários: