terça-feira, outubro 12, 2004

5 Outubro de 2004 - Comunicado de Imprensa da Causa Real

A Causa Real propõe aos Portugueses que festejem a data do Aniversário de Portugal!

A Causa Real-Federação das Reais Associações vem tornar pública a sua posição relativa ás Comemorações do 5 de Outubro, através do seguinte comunicado:

A Causa Real considera no mínimo estranho que o Estado Português eleve a feriado nacional a comemoração de uma revolução violenta sobre uma forma de regime que nunca foi sufragada pelos portugueses?

De facto, a revolução republicana não foi sequer, como a que ocorreu no 25 de Abril uma revolução libertadora – existia já uma constituição, existiam já partidos políticos, o próprio partido republicano existia. A democracia participativa no contexto histórico de então, funcionava plenamente.

O 5 de Outubro terá acrescentado a tudo isto perseguições pouco justificáveis à Igreja, uma profunda agitação social, lutas intestinas pelo poder com governos que duravam pouco mais de 15 dias.

O 5 de Outubro foi, assim, o momento legitimador não só de uma primeira república de cariz anarquista, mas também da ditadura que se lhe seguiu e que permaneceu até ao 25 de Abril.

Por isso, vale a pena reflectir. A República não é um daqueles princípios absolutos da natureza do homem, como a Pátria ou a Filiação que não sendo opcionais, se constituem como princípios genuínos de adesão.

Queremos dizer que os portugueses não têm que se sentir republicanos por viverem em república. Como não têm que se sentir sociais-democratas por o actual Governo ser liderado pelo partido correspondente. Essas são as circunstâncias do sistema político que, em democracia, estarão sempre submetidas aos princípios fundamentais da livre opção e da alternância.

A Causa Real considera que esta reflexão tem, felizmente, penetrado no sistema político com consequente esbatimento de um certo preconceito que a história, pouco inocentemente, foi urdindo em relação á forma monárquica de regime. São provas recentes do referido a votação na Assembleia da última revisão constitucional, onde a maioria dos deputados votou a revogação do art. 288º da Constituição que impõe “a forma republicana de Governo”.

É prova disso a “ribombante” derrota do discurso obsoleto e ultra republicano protagonizado pelos candidatos que perderam, em favor do Engº José Sócrates, a muito recente eleição para Secretário-geral do Partido Socialista.

Para além da reflexão que este dia feriado suscita, há um segundo motivo, certamente mais festivo que justifica a mobilização dos portugueses.

De facto, foi precisamente no dia 5 de Outubro de 1143, há 861 anos, que Portugal foi considerado formalmente um Estado Independente, através do Tratado de Zamora. E, por isso, essa é do ponto de vista histórico e jurídico a data da nossa Fundação – do nascimento de Portugal. Todos os Países evoluídos do mundo comemoram a sua Fundação, o dia do seu aniversário. E esse sim é motivo de festa, de orgulho e de coesão nacional.

Os portugueses deram já provas abundantes que gostam muito do seu País e que precisam de motivos para o demonstrar. A recente campanha do Euro 2004 demonstrou isso mesmo. E foi muito bonito ver o País decorado e unido em redor da sua bandeira. Mas como a vida não é só futebol e Portugal não ganha sempre, porque não aproveitar o dia em que País faz anos para agarrarmos na bandeira (esta mesma, pois claro!) e fazermos a festa de todos os quem têm orgulho na sua terra, na sua história, na sua cultura, na sua identidade.

São estes momentos de união e de festa que elevam a nossa estima como Nação e permitem sair da lamúria a que, por oposição, habitualmente nos entregamos.

Por isso meus amigos a proposta da Causa Real é simples – desfraldem as bandeiras, convoquem os amigos, comprem um bolo de aniversário e festejem alegremente o dia dos anos do Vosso Portugal.


Pela Direcção da Causa Real

António de Sousa-Cardoso

Sem comentários: