sexta-feira, junho 13, 2008

Sonho de uma tarde franciscana

"Mas olha como faliram as quimeras dos homens do século, que hoje se vêem, crianças desoladas, diante dos seus bonitos escangalhados. Em que veio a parar, sobretudo, essa ânsia sequiosíssima de ouro? Ah! pobres, desgraçados homens do ouro!... Olha como no tumulto desmanchado e pululante do mundo os Bancos quebram, essas igrejas do século, onde os postigos gradeados semelham confessionários do demónio, e em que os livros de cheques são as Horas que folheiam os místicos do ouro. Começa agora o mundo a entender quanto o ouro é falaz e fatal, esse esterco das entranhas da terra, tido por tam precioso entre os homens que todas as humanas criaturas o lambiam prostradas. Ah!, mal-aventurados homens do ouro, que, se nunca lograram descansado sono, suam hoje em insónia e pesadelo, no cuidado de defender o que lhes resta, na lástima de chorar quanto perderam!"
...
"E em que veio parar, homens do século, a vossa sede de ciência sem espirito de Deus, de ciência ao serviço da usura, pois que ciência chamais aos vossos mergulhos às cegas no resplendente abismo infinito de Deus?"

...

Em dia de Santo António, estava lendo e meditando estas palavras de Afonso Lopes Vieira, quando me chegaram entusiasmantes notícias da Irlanda.

Em dia de Santo António, elevando ao céu uma prece pelo seu sonho maravilhoso, regozijo e dou também graças pela vitória dos irlandeses sobre a agiotagem de Bruxelas!

Que esta terceira derrota do seu projecto de Estado europeu (agora contido no "Tratado de Lisboa", em nome que é afronta aos portugueses) possa frutificar em mais civilização europeia, em vera civilização de povos europeus unidos e livres, abertos à universalidade, sem agência de armamentos, exército europeu, e outras infernais loucuras.

A Europa pode e deve continuar a sonhar, aspirando à sombra de árvores que não brotem de asfaltos.

Sem comentários: