sexta-feira, janeiro 27, 2006

A surpreendente encíclica de Bento XVI

Entrevista com o padre Thomas Williams, decano de Teologia

ROMA, quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 (ZENIT.org).- O tema que Bento XVI escolheu para sua primeira encíclica, o «amor», surpreendeu tanto seus admiradores como seus críticos, constata o decano de Teologia da Universidade «Regina Apostolorum» de Roma.

O padre Thomas D. Williams L.C., comentou a Zenit o conteúdo e a originalidade de «Deus caritas est» («Deus é amor»), publicada essa quarta-feira no Vaticano.

--Por que é tão importante esta encíclica?

--Padre Williams: Os observadores vaticanos sublinham a importância da primeira encíclica de qualquer Papa --uma carta doutrinal da mais alta autoridade eclesial--, como um indicador fiável do tom e da direção que seguirá um determinado pontificado.

A eleição do «amor» por parte de Bento XVI, como ponto central desta importante tomada de posição, desmente os críticos que etiquetaram este Papa como «duro».

--Mas com tantas preocupações práticas como a Igreja enfrenta, os temas de bioética, as questões ecumênicas e o terrorismo, por que o Papa quis escolher um tema tão etéreo?

--Padre Williams: Obviamente, o Santo Padre considera que o ponto do amor está acima de tudo. Recordar o amor de Deus e ao próximo é o núcleo da mensagem do Evangelho.

O amor é o princípio iluminador para avaliar outros importantes temas, como os que você menciona. Se amamos bem, toda a orientação de nossa existência encaixa com o plano de Deus para nossas vidas e no autêntico bem da humanidade.

--O que o senhor entende por «amar bem»?

--Padre Williams: O amor tem muitos significados diferentes e facilmente pode-se rebaixar e deixar a perder.

Como reconhece Bento XVI, já ao início de sua carta, falamos de amor à pátria, de amor pela profissão ou o trabalho, de amor entre amigos, entre pais e filhos, entre irmãos e familiares, do amor ao próximo e do amor a Deus.

Também, as pessoas com freqüência associam o amor com meros sentimentos que vão e vem, ou com egoísmo e desejo.

Nesta carta, Bento XVI insiste em que o amor significa mais que isto, e eventualmente leva à entrega de si mesmo, exemplificada no sacrifício redentor de Cristo.

--Então o amor, no sentido cristão, não tem nada a ver com o amor como o mundo entende?

--Padre Williams: Não é isso. A compreensão cristã do amor compreende e ultrapassa as noções mundanas ou meramente «humanas» do amor.

Em sua encíclica, Bento XVI rejeita uma polarização entre o «eros», amor de atração, e o «ágape», amor de entrega, como se o «eros» fosse pagão e o «ágape» cristão, e argumenta ao contrário que estes dois tipos de amor estão inter-relacionados.


O «eros», diz, «está arraigado na verdadeira natureza do homem». Ao mesmo tempo, para ser plenamente humano, o «eros» deve amadurecer no «ágape», a noção cristã de caridade ou de entrega aos demais, conformada com Cristo.

Não é suficiente para nós «sentir» amor, temos de «eleger» amar como decisão livre.

--Poderia qualificar esta encíclica como «teológica»?

--Padre Williams: Bento XVI faz um enfoque profundamente teológico e bíblico do tema do amor cristão.

A reabilitação do amor, indica o Papa, requer um retorno a suas origens divinas. Para compreender a natureza do amor, devemos voltar o olhar a Deus que é o próprio amor.

Ao mesmo tempo, a encíclica é profundamente «humana». A teologia cristã concebe a pessoa humana como criada à imagem e semelhança de Deus. Amar e ser amado é o verdadeiro sentido da existência humana. Por conseguinte, redescoberta do amor quer dizer redescoberta da humanidade.

Também, Bento XVI dedica toda a segunda parte da encíclica à questão prática do dever de caridade da Igreja para com os pobres e vulneráveis, como parte essencial da identidade eclesial.

--Considera que é casual a data eleita para publicar a encíclica?

--Padre Williams: Poeticamente falando, esta encíclica coincide com os nove meses de pontificado de Bento XVI, permitindo uma inevitável comparação com o nascimento de uma criança.

A primogênita de Bento toma a forma de reflexão de 78 páginas, um texto curto se comparado às encíclicas de João Paulo II, que normalmente tinham o dobro da extensão.

Ainda que seja um bebê pequenino, segundo os padrões culturais, a encíclica aborda questões difíceis e compensa em profundidade o que faltaria em amplitude.

--Há grandes surpresas no documento?

--Padre Williams: Desde sua eleição, o Papa Bento XVI foi uma surpresa tanto para quem o apoiava como para os críticos.

Quando Joseph Ratzinger sucedeu João Paulo II como Papa, em abril passado, muitos acreditavam que seria alguém que viria fazer uma limpeza eclesial. Não foi o caso.

A entrega da primeira encíclica do Papa fará só ainda mais ridícula esta qualificação de Bento XVI como «duro» tanto doutrinal como disciplinarmente.

Bento usou seu primeiro grande momento magisterial para lançar uma mensagem de esperança e não para censurar. «Deus caritas est» centra-se no amor de Deus que todos nós estamos chamados a aceitar e imitar.

Se, como muitos suspeitam, esta primeira encíclica constitui a «declaração da missão» como Papa de Bento XVI, podemos esperar mais surpresas ao longo deste pontificado.


fonte: www.zenit.org

Sem comentários: